terça-feira, 17 de julho de 2012

Desafio: Aprendendo japonês sozinho

Minna-san konbanwa! Ogenki desu ka?
Não entendeu o que eu disse? Ou só sabe a primeira frase? Há algum tempo eu também não saberia. Por isso hoje estou aqui para falar de como é aprender japonês. Vou deixar claro que ainda não sei muito da língua, estou apenas começando então não tomem tudo que eu disser como o certo.
Pois é né, eu sei que tem gente só se interessa pelo quesito moda quando o assunto é Japão, como esse é um blog essencialmente de moda essas pessoas podem estar lendo esse post agora, ou já desistiram. Mas tem pessoas que gostam de mais coisas sobre esse país, como eu, e isso inclui a língua também.


Se você tem vontade de aprender japonês eu tenho um aviso: não é fácil. Principalmente sozinho. Mas não se desespere, é sim muito possível.


- Primeiro: Veja se tem um curso onde você mora.
  É o modo mais fácil de começar a aprender uma língua, eu acho, depois que você tem uma 
  base é bem mais fácil se virar sozinho. 
  Se tem, ótima notícia! Você já tem um ponto de partida. "Ok, tem um curso por aqui, mas é
  muito caro pra mim." Ainda assim é uma boa notícia, se você conhece alguém que faz esse
  curso vai ter uma pessoa pra estudar junto com você, pode te emprestar os livros ou 
  apostilas.
  Se não tem, sem opções é o jeito estudar sozinho mesmo. 


Aqui na minha cidade até tem cursos de japonês, mas me encaixo naquela opçãozinha de quem não tem grana pra pagar o curso. Bom, eu tenho amigos que fizeram o curso e nós nos juntamos pra estudar as vezes. É útil, principalmente se você quer treinar conversação.


- Segundo: Procure cursos online.
  Pode ser aqueles sites que ensinam um monte de línguas como o livemocha(colocar link); 
  especializados em japonês como o otaku project, indico, muito bom mesmo, principalmente  
  pra quem tá começando, eles tem até um roteiro que você pode seguir pra não estudar 
  tudo na doida; ou blogs mesmo, eles tem muitas dicas e podem ensinar muita coisa,meus
  favoritos são o japonês na prática,  aprendendo japonês e o como aprender japonês.


A maior parte dos meus estudos eu faço pelo otaku project, é muito bom pra aprender hiragana/katakana/kanji, pra vocabulário faltam um exercícios, mas vale a pena conferir. Os blogs tem nomes bem fáceis (sério, não tem nem como esquecer) e também são muito bons. 


- Terceiro: Compre/baixe livros.
  Eu não uso muito pra falar a verdade, mas como não sou um exemplo de estudante você
  pode gostar de estudar com livros e fazer bom uso. Dica: se achar um dicionário de kanji
  compre, você não faz ideia de como são necessários.


- Quarto: Arrume um amigo japonês.
  Sim, porque não? Eles são legais cara. E mesmo que vocês conversem em inglês (como é 
  meu caso), você acaba aprendendo uma ou outra coisa e quando você ficar melhor na 
  língua já tem alguém com quem conversar. ^^    


- Quinto: Pratique! Pratique! Pratique! 
  Com tudo que você vir pela frente: preste atenção na letra das músicas, nas falas dos 
  animes e doramas, realmente leia as revistas de moda (sim, não fique só olhando como eu  
  sei que muita gente faz), leia embalagens, caixas, tudo que você vir pela frente que está escrito em japonês. Lendo hiraganas e katakanas mesmo que você não saiba o significado
  da palavra já ajuda, deixa você mais rápido e ajuda a fixar melhor as sílabas, com os kanjis
  é mais difícil (é nessa hora que o dicionário que você comprou lhe é útil) mas ainda sim é 
  bom. 


Sério gente, fiquei muito feliz quando vi a capa de um shoujo e soube ler o título, e olhe que tinha três kanjis. E assistir animes, doramas e filmes é bom pra pegar expressões do cotidiano, uma ou outra gíria, ver a entonação das palavras e tudo mais.


Bom, era só isso que eu tinha pra falar hoje, mais tarde ou amanhã volto com a lista do ichiban de ontem. O que acharam? Interessados em aprender essa língua maluca e muito divertida? E alguém também estuda japonês assim como eu? Manifestem-se.


E pra finalizar uma música que eu aprendi inteira sem olhar a letra nenhuma vez. Anata no kokoro ni da Megumi Hayashibara.


Um comentário: