sábado, 3 de novembro de 2012

O Crunchyroll e sua polêmica no mundo dos fansubs

Eu sei que todo mundo já tá cansado de ver comentário sobre isso mas eu realmente tenho que dar minha opinião.
Pra começar, não esperem que eu fale mal da iniciativa nem me mate de elogios, vou tentar ser o mais realista possivel.
O Crunchyroll é um serviço de streaming online de animes (e até agora um dorama), que oferece seus serviços tanto de graça na qualidade de vídeo baixa e pagos em toda qualidade que você quiser, inclusive quase ao vivo.
Pra um visualização melhor vou listar aqui os prós e os contras:

PRÓS:

- É uma boa iniciativa, chamando atenção para o mercado brasileiro e pode ser que ajude a licenciar mais coisas por aqui.

- A conta premium não é um escândalo de cara, 10 reais é um preço que a maioria das pessoas pode pagar. 

- Eles estão muito abertos a sugestões. Ex: Alguns nomes estavam em português, muita gente sugeriu que colocassem os dois (português e original) e hoje eles já consertaram isso.

- Elem tem a licença de exibição, não os direitos autorais. Não têm o direito de tirar os sites do ar por terem os animes disponíveis também.

- A possibilidade de eles legendarem animes ou doramas (até agora só tem um, mas devem colocar mais depois) que ainda não existem em outros subs é alta. Já vi uns animes que não tinha visto em outros lugares por lá e o dorama também não. Mas pode ser que eu não tenha procurado direito, nunca se sabe...

CONTRAS:

- Até a hora onde eu vi não era possível o pagamento por boleto, quem não tem cartão de crédito tá ferrado.

- Não existe opção de download, ou seja, se quiser ver de novo (ou não conseguiu ver inteiro) e sua internet for lenta, vai passar mais uma hora pra carregar. Além de outros motivos decorrentes da falta de download que vocês podem imaginar.

- Apesar de não ter direitos autorais, muito fanzinho do crunchy fica criticando os fansubs que não param, ameaçando denunciar pra fechar o site, criticando todo mundo que não gosta de streaming (como eu), e chamando quem não apoia o crunchy de pirateiro.

- Em decorrência do fato acima, os fansubs estão deixando de disponibilizar os animes, como a Punch! já disse que cancelaria um monte deles, talvez por medo ou acreditando que assim estão ajudando o mercado no Brasil.

- A legenda não tá lá essas coisas (uns errinhos de tradução pra lá de toscos), mas o site só está disponível no Brasil há 3 dias! Como até agora a equipe foi legal é provável que eles corrijam isso.

Enfim, eu ativei as duas semana de teste e até agora só assisti um episódio porque a minha internet é lenta (1Mb pra dois PCs e um celular). Recomendo que as pessoas esperem até ativar os seus testes, lá ainda não tem tanta coisa assim pra se ver. E não se desesperem (rsrs eu fiz isso quando vi a notícia da Punch), em algum ponto deve haver um consenso onde a Crunchy e os fansubs possam conviver em paz sem sacrificar o nosso vício.

É isso aí, achei que ia falar mais coisa (provavelmente ia mas acabei esquecendo), acho também que ninguém tem motivos pra me matar por isso... Então tchau! Até o próximo post!

Links:
http://www.crunchyroll.com.br/
http://www.punchsub.com/
-http://pastehtml.com/view/cgz5jmqks.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário